domingo, 23 de março de 2014

Historial do Rancho Folclórico e etnográfico de Freixiel



O atual Rancho Folclórico e Etnográfico de Freixiel tem as suas raízes no velhinho, rancho de 1981, formado por gente de terra, que, ao som de cantares e jogos de roda de finais do séc. XIX, durante os trabalhos do campo, animou o Concelho, todo o distrito de Bragança, chegando mesmo a participar no 1º Congresso de Folclore do Nordeste Transmontano, realizado em Miranda do Douro, em1990.

Em 1991 passou por momentos difíceis, estando inativo até 2006, ano em que bons ventos o “empurraram” e lhe deram novo fôlego. Começando por animar uma feira de artesanato realizada na aldeia, meia dúzia de pares brilhou ao cantar e dançar canções tradicionais. O primeiro passo estava daao. A população em geral deu uma ajuda com os seus aplausos. Pessoas de todas as idades uniram-se e renasceu um Rancho que hoje inclui 46 elementos e tem levado o nome da sua terra e do Concelho de Vila Flor a todo o país e além fronteiras.

Gente em que “o sangue da música e da dança lhe corre nas veias”, pretende unicamente que a cultura dos seus antepassados “continue viva na vida das suas vidas e dos seus descendentes”.

2 comentários:

  1. O novo Rancho de Freixiel honra as suas raízes, a nossa Terra, a nossa Vila !

    ResponderEliminar
  2. Parabéns a todos os que, com denodo e sem medir esforços, participam e mantém este Rancho vivo e vibrante. Levam e glorificam o nome de Freixiel a todos os lugares em que são convidados. Que esta instituição se mantenha por muitos e muitos anos.

    ResponderEliminar